Home » A Cidade » Não-Me-Toque




Vista Panorâmica da Cidade

Não-Me-Toque, município localizado a 300 Km da capital gaúcha, destaca-se pelas indústrias de implementos agrícolas, pela grande produção de grãos e pela diversidade no agronegócio. Também apresenta um comércio variado, diversas opções culturais, enriquecidas pelas manifestações folclóricas das associações culturais e grupos étnicos, formados por holandeses, italianos, alemães, afro-brasileiros e pelo tradicionalismo. A cidade possui um lado cultural muito marcado pela influência dos descendentes europeus.

Entre os diferenciais culturais do município estão a Casa do Artesão, a Casa da Cultura, a Banda Marcial e o Coral Municipal. Com vasta arborização, ruas floridas, verde intenso e diversas espécies de flores, o município ostenta hoje o nome promocional de "Jardim do Alto Jacuí". Não-Me-Toque já foi conhecida como "Capital da Lavoura Mecanizada", pois foi nas décadas de 50 e 60 que iniciaram os grandes empreendimentos na agricultura, o que fez dessa atividade o maior potencial econômico da região.

As versões sobre a origem do nome falam de um arbusto recoberto de espinhos conhecido por "não-me-toque", abundante na época da colonização e da expressão "não me toque nestas terras" dita por um fazendeiro referindo-se à sua propriedade da qual não pretendia se desfazer. Os cabelos loiros, a pele clara, os olhos azuis, são características de alemães, italianos e holandeses que, junto com os portugueses e outros descendentes, ao longo da história, vão transformando a geografia, a cultura e beneficiando a economia do município com seu trabalho que a cada dia engrandece seu povo.

Dentro do calendário de eventos de Não-Me-Toque merecem atenção o Arrancadão de Tratores, o Festival do Chopp, o Natal Étnico e a Expodireto Cotrijal, evento promovido pela Cotrijal, que atrai milhares de visitantes ao município todos os anos e projeta Não-Me-Toque, o Rio Grande do Sul e o Brasil em caráter nacional e internacional.

Informações Turísticas:
Fone/Fax: 54 3332-3177/3332-4082
E-mail: turismo@nao-me-toque.rs.gov.br
Links relacionados:
http://www.naometoquers.com.br
www.rotadasterras.com.br/naometoque