Todo o otimismo que envolveu os cinco dias da 10ª Expodireto Cotrijal, segunda maior exposição de agronegócios do Brasil, realizada em Não-Me-Toque (RS) de 16 a 20 de março de 2009, se refletiu nos resultados da feira, que superou as expectativas iniciais de público de 160 mil, alcançando 162.470 pessoas e negócios totais de R$ 357.300 milhões, além de reunir 326 empresas de máquinas, equipamentos, sementes, fertilizantes, agroquímicos, produção animal e agricultura familiar, espalhadas por 84 hectares.

O crescimento dos números comprova a importância da exposição para o agronegócio do Rio Grande do Sul, da região Sul e do Brasil como um todo. A boa produtividade da safra gaúcha de grãos e as linhas de créditos de cinco instituições bancárias presentes a Expodireto Cotrijal e das indústrias de máquinas impulsionaram os negócios.

Outro reflexo do momento positivo pelo qual passa o setor rural gaúcho foi confirmado nas rodadas internacionais que somaram US$ 1,6 milhão em negócios, durante três dias de negociações e 408 reuniões entre as empresas gaúchas e os 17 participantes internacionais da Alemanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Hungria, Nicarágua, Panamá, Peru, Polônia e Venezuela. No total, 36 países prestigiaram a Expodireto Cotrijal 2009, número que confirma que a feira vem alcançando também grande destaque em nível internacional.

A 10ª edição da feira foi também, a exemplo dos anos anteriores, palco de eventos importantes relacionados ao agronegócio, com estréia do Fórum Nacional do Milho e de debates na área ambiental, fiscal e sobre seguro agrícola.

Para os associados da Cotrijal, uma das grandes novidades foi a implantação da Casa do Cooperativismo Cotrijal, um espaço onde o produtor teve acesso a informações sobre a cooperativa e pode descansar e acompanhar em telões a programação do auditório central.

Evolução

A feira de 2008 evidenciou que o Brasil é um dos poucos países capazes de suprir a demanda mundial por grãos e produtos de origem animal, reforçando a necessidade de planejamento e atenção do produtor para suprir o mercado. Também mostrou, através da criação do Pavilhão da Agroindústria Familiar, a importância da diversificação das atividades da pequena propriedade, com transformação do que é produzido em produto final para venda ao consumidor.

Em sua 10ª edição, em 2009, a Expodireto Cotrijal bateu recorde de público, negócios e expositores. Demonstrando mais uma vez a importância do agronegócio para a economia brasileira, reforçou sua posição em as maiores feiras do país e se consolidou como evento internacional, reunindo representantes de 36 países.

Notícias


Todos os Direitos Reservados © 2019
Desenvolvido por: BRSIS