Além de encantar pela beleza e organização, a Expodireto Cotrijal 2010, realizada de 15 a 19 de março, em Não-Me-Toque, mostrou porque o agronegócio hoje desponta no Brasil como um dos segmentos mais promissores da economia. Quem visitou a feira nesses cinco dias se deparou com informações, tecnologias e equipamentos destinados a todos os tamanhos e perfis de produtores rurais, e ainda pode acompanhar debates e encaminhamentos de políticas necessárias para um contínuo desenvolvimento do setor.

Ao fazer um balanço da feira, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, disse ter se surpreendido com os números, tanto em relação ao público visitante, que superou os 168 mil pessoas, como ao volume de negócios, de R$ 512.326 milhões, resultado de linhas abundantes e facilitadas de crédito oferecidas aos agricultores e também aos negócios no pavilhão internacional da feira, que ficaram mais de 260% acima do registrado na edição anterior. No final de 2009, todos os estandes já estavam comercializados, o que dava uma expectativa de que esta seria a maior feira da história. E isto foi confirmado pelos números apresentados que superaram a edição de 2009.

O que o presidente também pontuou como indicativo de projeção da Expodireto Cotrijal foi a presença de importantes autoridades, entre elas a governadora do Estado, Yeda Crusius, o ministro da Agricultura e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Giovani Cherini, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, e lideranças do agronegócio.

Os visitantes da Expodireto Cotrijal 2010 encontraram um parque com uma infraestrutura melhorada como asfaltamento da área de acesso aos produtores e construção, dentro do plano diretor do parque, de um pavilhão da Ocergs/Sescoop-RS que poderá ser utilizado durante o ano para outros eventos.

Os 84 hectares do parque foram distribuídos para exposição de maquinário, produção vegetal, produção animal, espaço da família rural e área ambiental, com a participação de empresas, órgãos de pesquisas e universidades.

Nesta 11ª edição aconteceram o 1º Fórum da Agricultura Família organizado pela Emater, além do Fórum Nacional da Soja, Fórum Nacional do Milho, Fórum Estadual do Leite, Seminário de Suinocultura e fóruns em parcerias com outras organizações.

A área internacional esteve reforçada pela presença de negociadores da China, Polônia, Alemanha, Estados Unidos, França, Portugal, além dos vizinhos do Mercosul, num total de 60 países. Essas delegações vieram para conhecer o que a feira tem a oferecer, mas também para trazer informações de tecnologia. A partir desse ano a Cotrijal também se fará presente com estande institucional em feiras de outros países, onde estará divulgando a Expodireto Cotrijal.

Notícias


Todos os Direitos Reservados © 2019
Desenvolvido por: BRSIS