Expodireto - Notícias - 20 Fórum Nacional da Soja discute impactos da crise global

20 Fórum Nacional da Soja discute impactos da crise global

20 Fórum Nacional da Soja discute impactos da crise global
17/03/2009 noticias
Guilherme Leite da Silva Dias, da Universidade de São Paulo (USP), palestrou nesta terça-feira (17), no 20 Fórum Nacional da Soja.

Em palestra, para mais de 300 pessoas, o especialista ressaltou o quanto é difícil mensurar os impactos reais dessa turbulência, que abalou a confiança nas instituições financeiras, causando uma forte contração na economia mundial, com perdas expressivas para os países europeus e para a China. "O cenário macroeconômico muda de acordo com a direção do vento. Não há como prever quanto tempo vai durar e quais países passarão por maiores dificuldades", afirma. Ainda segundo Guilherme Dias, a recuperação dessa crise deve ocorrer lentamente. "A expectativa é de crescimento harmônico apenas em 2011, com a reconstituição do sistema financeiro americano. Temos, portanto que enfrentar dois anos de instabilidade", ressalta.

O Brasil, apesar de ter sido atingido pela crise, não deve enfrentar grandes obstáculos no futuro, principalmente no que diz respeito ao agronegócio. "No caso dos commodities, muitos produtos, como a soja, tinham oferta menor que a demanda. A crise equilibrou esse cenário. Além disso, em âmbito geral, acredito que sairemos fortalecidos. O desemprego não deve atingir grandes proporções e o crédito, mesmo após uma retração, deve estabilizar", comenta Dias, que deixa ainda um alerta para o produtor. "Confie na sua intuição e tome cuidado com a soma de dívidas, pois dentro deste cenário de turbulências, as condições de pagamentos tornam-se cada vez mais limitadas e inflexíveis".


Compartilhar: