Expodireto - Notícias - Expodireto recebe imprensa internacional

Expodireto recebe imprensa internacional

Expodireto recebe imprensa internacional
18/03/2009 noticias
Comitivas de jornalistas da Europa e América Latina coletam informações com produtores e empresas sobre o agronegócio gaúcho\n
Pelo menos dez jornalistas estrangeiros conheceram os detalhes da produção agrícola nacional ontem, dia 18, na Expodireto Cotrijal. Três deles vieram de outros países da América Latina (Bolívia e Argentina) e sete são europeus (República Tcheca, França, Polônia, Espanha, Alemanha e Bélgica). Os visitantes latinos vieram ao Brasil graças a uma parceria entre SEBRAE, Apex Brasil, Simers, Fiergs e o governo do Rio Grande do Sul. A visita faz parte do Projeto Imagem, uma das frentes comerciais do Projeto Greentech, que trouxe importadores de máquinas agrícolas ao País para acompanhar a exposição. Embora existam semelhanças entre Brasil e Argentina, o jornalista Gastón Neffen, dos periódicos Clarín Rural e Diario El Litoral, se surpreendeu com a organização da feira. "Quando cheguei, senti como se entrasse em um grande jardim, tudo está muito bem cuidado, além da surpresa em acompanhar tantas rodadas de negócios mesmo em uma época de turbulência financeira", comenta ele. Gastón ainda destaca que o Brasil tem muitas vantagens na comercialização de máquinas agrícolas porque os produtos têm uma mescla boa de qualidade, tecnologia e preços atrativos.

No caso dos jornalistas que vieram da Europa, a visita foi organizada pelo Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB). A excursão foi guiada pela diretora executiva do CIB e engenheira agrônoma PhD. em genética Alda Lerayer. Ela explica que o primeiro objetivo era apresentar aos europeus os sistemas de produção do campo brasileiro. "É sempre um desafio comunicar para outros continentes o que realmente acontece na América Latina. Mas sabemos que é importante desmentir notícias equivocadas como a de que estamos plantando cana-de-açúcar para biocombustível na Amazônia", comenta Alda.


Compartilhar: