Expodireto - Notícias - Programa Monitora debate as doenças da soja na Expodireto

Programa Monitora debate as doenças da soja na Expodireto

Programa Monitora debate as doenças da soja na Expodireto
09/03/2017 noticias
O Auditório da Produção foi palco para o 1 Seminário Monitora Cotrijal, na manhã desta quinta-feira (9), durante a programação oficial da Expodireto.

O evento foi uma promoção do departamento técnico da cooperativa, com apoio da Ihara, e debateu o tema "Ferrugem da soja e doenças emergentes da cultura", com palestras dos professores doutores Carlos Forcelini (UPF) e Ricardo Balardin (Instituto Phytus). O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Recalcatti, destacou que dentro do Programa Monitora, a cooperativa tem o objetivo de debater assuntos que sejam importantes para a busca de altas produtividades. "Hoje a gente vê que o produtor com um domínio muito grande sobre a ferrugem. Porém, existem outras doenças na cultura da soja que a gente precisa dar mais importância. Então, trouxemos estes temas para discussão para que a gente analise onde estamos acertando e o que precisamos fazer melhor no combate à ferrugem e nas doenças emergentes da soja, quais são as estratégias para o manejo", ressaltou. Forcelini fez uma avaliação da safra da soja 2016/17 com relação a incidência da ferrugem nas lavouras. "Este foi um ano atípico, com baixa pressão de doenças na safra, isso se dá principalmente ao fato de que o último inverno foi muito mais frio que o normal, comprometendo a sobrevivência da soja guaxa, responsável pela manutenção da ferrugem na entressafra", explicou, mencionando que esta foi uma exceção a regra. "Em 27 anos que trabalho com a cultura da soja, esta foi uma das poucas vezes que tivemos boas chuvas e pouca ocorrência de ferrugem. Em função disso, é importante que todos os produtores mantenham a qualidade do controle e atenção a lavoura", aconselhou. Além disso, o professor também pautou, durante a sua conversa, a resistência do fungo causador da ferrugem aos principais fungicidas. "Esta é a maior ameaça ao controle da cultura da soja". Outras doenças - Além da ferrugem, Ricardo Balardin tratou de outras doenças da soja, problemas foliares e radiculares - em vista de que estes problemas cresceram na região e se criou a necessidade de traçar estratégias de controle. "Surgem como doenças preocupantes o mofo branco, mancha-alvo e antracnose, muito associadas a novas cultivares", apontou. Para o especialista, o importante é que o produtor tenha consciência de que existem muitas outras doenças que incidem sobre a soja, além da ferrugem. "Nós teremos que enfocar a cultura como um todo. Para o combate, precisamos trabalhar com genética, época de semeadura, espaçamento, culminando com a proteção, sendo que nem sempre este controle envolve investimento", finalizou.

O que é o Programa Monitora Cotrijal? O Programa Monitora, que tem como slogan "Sua lavoura sob controle", objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle. Através dele, a cooperativa vai fornecer aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle. Para a safra 2016/17, o foco está no desenvolvimento de ações para o combate ao percevejo. Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal


Compartilhar: