Expodireto - Notícias - Trigo: cultura tem espaço para crescer no RS

Trigo: cultura tem espaço para crescer no RS

Trigo: cultura tem espaço para crescer no RS
Fórum do Trigo contou com a presença de produtores, técnicos, pesquisadores e representantes de entidades ligadas ao setorial

O Fórum do Trigo, na 20ª edição da Expodireto Cotrijal, realizado no Auditório Central na tarde de quarta-feira, 13, além de registrar grande presença de produtores e técnicos da região e do Estado ligados ao setor, propiciou importantes conhecimentos em relação a situação da cultura no Rio Grande do Sul e seu aproveitamento na produção animal.

Segundo os palestrantes, a cultura vem perdendo espaço nas lavouras em função da pouca liquidez e dos problemas climáticos registrados nos últimos anos em vários pontos do Estado. O uso do grão para a produção animal é uma das alternativas apontadas para garantir liquidez. “A inclusão do trigo na alimentação animal é técnica e economicamente viável, desde que sejam feitos ajustes nutricionais, podendo suprir o déficit do milho”, disse a pesquisadora Teresinha Marisa Bertol, da Embrapa Suínos e Aves.

O doutor em Economia dos Recursos Naturais Airton Spies informou que os cereais de inverno são aprovados no mundo para ração. “Precisamos construir um modelo de negócio sustentável para o trigo e triticale, através de parceria entre produtor, cooperativas, agroindústrias e outros segmentes envolvidos com a cadeia para inserir o trigo na produção de ração para aves e suínos”, salientou.

ESTUDO – Ao final do fórum, Kassiana Kehl, engenheira agrônoma da Fundação Pró-Sementes, apresentou os resultados de estudo sobre o desempenho do trigo na safra de 2018. A publicação mostra resultados das cultivares, indicando quais as mais apropriadas para cada região.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal


Galeria de fotos


Compartilhar: