Startups do setor leiteiro são destaque na Expodireto Cotrijal

Startups do setor leiteiro são destaque na Expodireto Cotrijal
Ideas for Milk esteve na feira pela primeira vez em 2019

Feira aumenta espaço para Agro 4.0 e Embrapa leva Ideas for Milk ao evento pelo segundo ano consecutivo.

O Ideas for Milk estará presente na Expodireto 2020, que será realizada de 2 a 6 de março, na cidade de Não me Toque-RS. Representantes da Embrapa Gado de Leite, idealizadora da iniciativa com foco no Agro 4.0 que fomenta o surgimento de um ecossistema favorável ao desenvolvimento de startups para o agronegócio do leite, atenderão o público no Pavilhão 7 da feira.

Junto com a Embrapa, participarão cinco startups que foram reveladas pelo Ideas for Milk:

- Bionexus: Plataforma de monitoramento e gestão diária da qualidade do leite.

- Intergado Criatech: Destinado aos produtores que fazem cria e recria, realiza o monitoramento diário de bezerras e novilhas.

- Voutech: Equipamento que monitora volume e temperatura do leite em tanques de resfriamento.

- Z2S: Conjunto de sistemas que promovem a limpeza automática dos equipamentos de ordenha.

- Zeit: Equipamento portátil para a análise e monitoramento da qualidade do leite realizado dentro da propriedade.

Para as startups, esta é uma excelente oportunidade de fazer negócios. A Cowmed, que monitora nutrição, saúde e reprodução do gado de leite, uma das vencedoras do Desafio de Startups do Ideas for Milk, participou da Expodireto 2019 e foi contratada pela CCGL (Cooperativa Central Gaúcha). Este ano, a startup irá expor, no Pavilhão 5 da feira, os resultados das ações que conduziu. Na quarta-feira (4/3), as demais startups farão uma apresentação direcionada a técnicos e produtores da CCGL no espaço da Cooperativa na feira.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, ressalta que a Cotrijal, junto com outras cooperativas, está abrindo as portas para a agricultura digital, agregando ao setor soluções em softwares, aplicativos mobile e internet das coisas.

Junto aos produtores de leite, a Cotrijal investe no Programa 4.0, do qual fazem parte as startups Cowmed e OnFarm. Em cinco meses, a cooperativa já colhe frutos na melhoria da qualidade do leite, aproveitamento de cios e redução da mastite. “Após um período de ‘choque’, as propriedades absorveram a tecnologia e os filhos dos produtores assumiram as responsabilidades na condução do Programa 4.0”, diz Renne Granato, gerente de Produção Animal da Cotrijal.

Soluções para o leite – O Ideas for Milk é uma inciativa da Embrapa Gado de Leite surgida em 2016 apenas com o Desafio de Startups. Em sua segunda edição, incorporou um hackaton, que leva o nome de Vacathon, reunindo estudantes de várias instituições de ensino. Também faz parte do Ideas for Milk a Caravana 4.0, na qual pesquisadores e analistas da Embrapa percorrem universidades em todo o país, realizando palestras sobre empreendedorismo, transformação digital e o negócio do leite, estimulando os jovens a formarem startups para atuar no segmento. Cerca de três mil estudantes de cursos como Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Química, Administração e Economia são impactados anualmente.

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Compartilhar:
Todos os Direitos Reservados © 2019
Desenvolvido por: BRSIS