Expodireto - Notícias - Fetag/RS discute os novos desafios ambientais na propriedade rural

Fetag/RS discute os novos desafios ambientais na propriedade rural

11/03/2022

O último dia da 22ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, teve início com a realização do painel “Os desafios ambientais na propriedade rural - o futuro do campo (regularização hídrica e ambiental e pagamento por serviços ambientais – PSA e crédito de carbono), no auditório da produção.

Para Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag/RS, o maior desafio é o governo federal regulamentar a legislação para o pagamento de serviços ambientais. “Os produtores estão fazendo sua parte, falta agora o poder público fazer a sua”, ratifica.

O painel foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque, que tem como presidente Maiquel Junges. Ele comenta que o agricultor tem muitas dúvidas quanto à legislação ambiental, regularização de poços artesianos, licenciamento ambiental de açudes em APP, dentre outros. “Este evento é de suma importância para os agricultores, agentes ambientais dos municípios e dirigentes sindicais repassarem conhecimento aos produtores”, avalia.

O moderador do painel, Guilherme Velten Junior, consultor ambiental da Fetag/RS, destacou que o desejo é de que os produtores regularizem sua propriedade. “Queremos fazer com que a propriedade esteja totalmente regularizada para o agricultor acessar o crédito de carbono. Nada melhor que o próprio produtor possa aprender a fazer este processo, tudo isso com o auxílio dos sindicatos”, salienta.

O painel contou com a participação de João Augusto Nardes, ministro do TCU; Ivo Lessa Silveira Filho, diretor do DRH/Sema; Diego Melo Pereira, diretor do DBIO/Sema; Alexandre Scheifler, CEO da Pacto Verde; e Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag/RS.