Expodireto - Notícias - Cotrijal investe em conhecimento para os jovens

Cotrijal investe em conhecimento para os jovens

Cotrijal investe em conhecimento para os jovens
11/03/2022

Uma galera superconectada e cheia de vontade de fazer a diferença no campo se reuniu na manhã desta sexta-feira (11) na Arena Agrodigital para participar do Fórum do Jovem Cooperativista. O evento já está na 10ª edição na feira e neste ano teve a participação dos jovens que integram o Programa Supernova Cotrijal e também dos familiares.


O grupo, de 20 jovens, falou sobre suas experiências e aprendizados no programa, especialmente na viagem feita no final de fevereiro a São Paulo, que proporcionou uma imersão tecnológica e mostrou o quanto tem crescido o investimento em inovação e de que forma pode contribuir para o campo.


Eles conheceram o núcleo jovem da Coplacana e visitaram a feira promovida pela cooperativa. A agenda incluiu ainda visita a polos de tecnologia digital, como a EsalqTec, incubadora de empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP); à empresa CWS Digital, que desenvolveu o marketplace Supercampo; e a AgTech Garage, ambiente de inovação e tecnologia que reúne várias empresas e startups.


Emily Caraça, de Passo Fundo, estuda Agronomia e viu no programa uma grande oportunidade de aprendizado. “Temos domínio da tecnologia, do digital, e paciência é muito importante no processo de inserção dessas inovações junto às gerações que não têm a mesma facilidade dos jovens”, ponderou.


Ela estava acompanhada, no fórum, do pai, Gelson. “Muito bom ver ela aproveitando o programa e ver o incentivo da Cotrijal”, disse ele.


“O futuro da cooperativa e também das propriedades está nas mãos desses jovens. Que bom que aceitaram o desafio de participar do Supernova”, disse o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, na abertura da programação. “É um programa inovador, que está aproximando ainda mais esses jovens da cooperativa”, destacou o vice-presidente, Enio Schroeder.


O fórum foi conduzido por Marcos Marin, da Ventu, que é facilitador do programa. Também participaram da programação o superintendente de Novos Negócios e Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato; e, de forma on-line, o professor Lino Rodrigues, da USP, e Amaury Corrêa da Silva Neto, um dos criadores do marketplace Mercado da Proteína.


O Supernova


O Supernova Cotrijal é inédito e busca capacitar os jovens a serem agentes de transformação no meio em que vivem, dando continuidade ao trabalho no campo e também ao modelo cooperativista.


O programa foi lançado em agosto de 2021 e proporcionou uma imersão de conhecimento sobre o cenário macroeconômico mundial, questões socioambientais e organização cooperativa. Tudo isso através de uma plataforma dinâmica e interativa, onde os participantes aprenderam de forma coletiva, através de jogos, vídeos e outros formatos.


Envolveu 104 jovens em 2021 e os 20 que se destacaram tiveram a oportunidade de participar da viagem a São Paulo.



Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal



Compartilhar: