Expodireto - Notícias - No dia da mulher, Cotrijal promove programação exclusiva para elas

No dia da mulher, Cotrijal promove programação exclusiva para elas

No dia da mulher, Cotrijal promove programação exclusiva para elas
Atividades envolveram cerca de 290 produtoras da cooperativa
08/03/2023

Um grupo de produtoras ligadas à Cotrijal teve momentos de muito aprendizado na Expodireto nesta quarta-feira (8). Elas chegaram cedo ao parque para, divididas em grupos, visitar os estandes da Produção Vegetal e da Produção Animal da cooperativa, a Arena Agrodigital, a FMC e a Casa da Família Cotrijal. O roteiro encerrou à tarde, com o 8º Encontro de Empresárias Rurais, no auditório central.


Desde a década de 1990, a Cotrijal vem promovendo ações que estimulam a participação ativa das mulheres na propriedade e na cooperativa e em 2022 essa visão ganhou grande reforço a partir da criação do Programa Mais Elas. “O programa será uma bela parte da história da cooperativa”, afirmou o presidente, Nei César Manica, na abertura do encontro.


“É um programa que vai além dos eventos esporádicos, proporcionando ações de formação e treinamento contínuo, de acordo com as demandas das nossas produtoras”, completou o vice-presidente, Enio Schroeder.


“Foi um dia de muito aprendizado e a gente fica feliz por ver as mulheres aproveitando as oportunidades dadas pela cooperativa”, destacou a produtora Elaine Haeffner, de Santo Antônio do Planalto.

Elaine Haeffner: dia de aprendizado

Enolice Luza, de Casca, durante a visita à feira fez a reserva de sementes da Cotrijal para a próxima safra. Depois do falecimento do marido, ela assumiu a propriedade e tem encontrado suporte na cooperativa para dar andamento às atividades. “As mulheres precisam estar por dentro do que acontece na propriedade e esse programa vem para estimular essa maior participação”, disse.


Enolice Luza (segunda à direita), junto com outras produtoras, fez a reserva de sementes da Cotrijal


História de superação

O 8º Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal, realizado com o apoio da FMC, teve palestra com a produtora rural, técnica agrícola e advogada Cristiane Steinmetz. Ela contou a história de superação que viveu junto com a irmã e a mãe, depois que o pai faleceu, há oito anos.


A família é gaúcha e na década de 1980 decidiu ir para o Centro-Oeste, seguindo o exemplo de outros produtores. “Meus pais começaram do zero e viveram tempos de muitas dificuldades. E quando meu pai faleceu, decidimos nos unir para fazer a propriedade desacreditada dar certo”, contou.


O salto de produtividade na soja, em oito anos, foi de 35%. A média da propriedade, localizada em Mineiros, Goiás, saiu das 59 sacas por hectare para 77 sacas por hectare. Hoje são 500 hectares de área de produção.


Ela destacou que a melhor forma de conquistar espaço é pela competência e que é fundamental ter boas parcerias. “Não sabemos tudo, por isso precisamos ter bons aliados”, completou, elogiando o trabalho da Cotrijal.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal



Galeria de fotos


Compartilhar: