Expodireto - Notícias - Expodireto Cotrijal promove ações para conscientizar sobre a preservação da natureza

Expodireto Cotrijal promove ações para conscientizar sobre a preservação da natureza

Expodireto Cotrijal promove ações para conscientizar sobre a preservação da natureza
09/03/2023

As diversas ações relativas à educação ambiental e sustentabilidade promovidas durante a Expodireto Cotrijal demonstram a responsabilidade dos organizadores em conscientizar o público sobre o seu papel na preservação da natureza.


Exemplo disso é o Espaço da Natureza, área de 11 hectares que compreende a Casa do Meio Ambiente, um lago, um espaço de teatro, uma área com árvores frutíferas nativas e o projeto Bosques Gaúchos. O local foi planejado e concebido com a proposta de preservar e recuperar a área de entorno do lago, bem como oportunizar um maior contato do público com a natureza.


Nesta edição da feira, a Cotrijal, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), está trabalhando na revitalização do projeto Bosques Gaúchos, com a identificação de todas as árvores plantadas e uma exposição na Casa do Meio Ambiente.

A coordenadora do Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, explica que o projeto Bosques Gaúchos consiste na formação de sete regiões vegetais representativas do RS ao redor do lago, no formato de bosques: savana (campos), estepe (campanha), savana-estépica, floresta ombrófila mista, floresta ombrófila densa, floresta estacional decidual e floresta estacional semidecidual.

“Neste ano, o espaço do bosque está sendo revitalizado, com a identificação de mais de 800 árvores. Paralelo a isso, o público também pode conferir, na Casa do Meio Ambiente, as exposições Bosques Gaúchos do Rio Grande do Sul e as Identidades da Natureza do Rio Grande do Sul, sobre as formações vegetais do Rio Grande do Sul, destacando a biodiversidade da flora e fauna de cada formação, ambas realizadas em parceria com a UPF”, informa Deisi.


Ainda na esfera da educação ambiental, o Anfiteatro da Natureza apresenta uma peça teatral que, entre temas do cotidiano e relacionados à preservação da natureza, aborda a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, buscando conscientizar todos os envolvidos no processo que envolve fabricação e comercialização, até a utilização na lavoura ou afins. As apresentações teatrais acontecem às 10h30, 13h30 e 14h30 e duram cerca de 30 minutos.




Viveiro de Cidadania é também exemplo de inclusão

Claudiolir da Conceição elogia o projeto da Cotrijal


Além de receber mudas de plantas nativas produzidas no viveiro da Cotrijal em Passo Fundo, o público que visita o Viveiro de Cidadania no parque da Expodireto Cotrijal recebe atenção e sorrisos de pessoas com deficiência intelectual que mostram com orgulho seu trabalho, fruto de muita determinação e superação.

Eles integram o projeto de parceria entre a Cotrijal e a APAE de Passo Fundo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, além de gerar renda.


A engenheira ambiental e coordenadora de Projeto Social e Ambiental da Cotrijal, Maria Carolina Rovani, explica que trabalham no viveiro 50 pessoas com deficiências intelectuais, que recebem salário como colaboradores da Cotrijal.

“O trabalho com as mudas envolve a semeadura, irrigação, poda e acondicionamento das plantas. Já aqui na feira eles têm a oportunidade de receber o público, explicar o trabalho realizado e distribuir as mudas de árvores produzidas por eles mesmos. É também uma forma de incluir e dar visibilidade a esses colaboradores”, explica Maria Carolina.

No viveiro são produzidas mudas para a recuperação de áreas de preservação e arborização de áreas urbanas e rurais. “Preciso fazer uma compensação ambiental em uma área pequena da minha propriedade e vi neste projeto a alternativa que eu estava buscando. E é mais incrível, ainda, que as mudas são produzidas por pessoas tão especiais como estes meninos e meninas que aqui estão. Iniciativas como esta da Cotrijal devem servir de modelo para outras empresas e cooperativas”, disse o produtor rural Claudiolir da Conceição, de Não-Me-Toque.

O Viveiro de Cidadania deverá distribuir 2 mil mudas ao público que visitar a feira. O estande está localizado à direita de quem entra no portão principal do parque, próximo às bandeiras gigantes do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal


Galeria de fotos


Compartilhar: