Expodireto - Notícias - Expodireto 2023 - Parcela do Turismo Rural valoriza a natureza

Expodireto 2023 - Parcela do Turismo Rural valoriza a natureza

Expodireto 2023 - Parcela do Turismo Rural valoriza a natureza
07/03/2023 edição 2023

Na Expodireto Cotrijal deste ano, o espaço da Emater/RS-Ascar traz como tema central “Extensão Rural: Conhecimentos que geram resultados”. Uma das tradicionais parcelas temáticas do espaço é o Turismo Rural. Durante os cinco dias de feira, que acontece de segunda a sexta-feira (06 a 10/03), em Não-Me-Toque, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 27 empreendimentos e roteiros turísticos de todo o Estado.


Os expositores estão fazendo a divulgação de seus produtos turísticos e apresentando sugestões de ambientes que remetem ao bem-estar, incluindo tendências de hospedagem, como o glamping. Além disso, os frequentadores participam de rodas de conversa e trocam experiências sobre turismo na natureza, como o cicloturismo, caminhadas, oficinas de orquídea, Yoga e muito mais. 


Aliado às atividades que foram dispostas na feira, neste ano, o 15º Fórum Florestal, realizado na manhã desta quinta-feira (09/03), traz como tema central “Florestas Integradas ao Turismo”. No evento, três importantes temáticas envolvendo o turismo foram apresentados. Um dos paineis apresentou uma nova tendência para o setor, o glamping, um novo conceito de hospedagem no turismo. A temática foi apresentada por Marcos Paulo Santini, da empresa Geomânica, de Viamão/RS, que tratou sobre a sustentabilidade na produção e instalação das estruturas geodésicas (domos). No mesmo painel, os empresários e proprietários da Esphera Glamping, de Gravataí, Roberta Borges Velasco e André Brunetto, que trabalham com condôminos geodésicos, falaram sobre sua experiência com essa nova tendência de mercado.


Outro tema apresentado no Fórum abordou o Ilex Turismo, turismo com erva-mate, no painel “Percebendo o RS pela sua identidade, o mate, e a criação e estruturação do circuito das águas, das tropas e do mate”, roteiro que inclui os municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho. O assunto foi explanado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e coordenador regional da erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo.


“O nosso intuito é desenvolver ações conjuntas voltadas ao turismo, destacando o elemento água, tropeirismo e mate, características comuns nesse grupo de municípios”, destacou Melo. Para encerrar a programação do Fórum, o representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mário Ribas do Nascimento, falou sobre o agroturismo tecnológico, segmento estratégico para o desenvolvimento regional.  


Além de fazer parte da programação do 15º Fórum Florestal, o espaço do Turismo Rural da Emater/RS-Ascar, nesta quinta-feira (09/03), destaca o cicloturismo, divulgando a experiência do município de Sertão, e apresenta a estrutura do glamping, com exposição de uma cúpula geodésica. Glamping é uma conjugação das palavras inglesas camping e glamour. A ideia é aliar contato com a natureza, conforto e sustentabilidade. A empresa gaúcha Geonâmica, que constrói domos geodésicos para glamping em todo o país, instalou um domo exclusivo no espaço do Turismo Rural. Até amanhã, sexta-feira (10/03), os visitantes que passaram pela Expodireto e visitarem o espaço da Emater/RS-Ascar, poderão conferir essa novidade.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023
Jornalista Adriane Bertoglio
Estagiária Kesya Vidal



Compartilhar: