Expodireto - Notícias - Cotrijal e Fetag-RS fazem alinhamentos para a Expodireto 2024

Cotrijal e Fetag-RS fazem alinhamentos para a Expodireto 2024

Cotrijal e Fetag-RS fazem alinhamentos para a Expodireto 2024
Representantes da Cotrijal e da Fetag-RS falaram sobre melhorias para o pavilhão da Agricultura Familiar
17/10/2023 edição 2024

Pavilhão da Agricultura Familiar foi tema central da reunião entre os representantes das instituições


Faltando menos de cinco meses para a próxima edição da Expodireto Cotrijal, começam a ser definidos os preparativos para o pavilhão da Agricultura Familiar, um dos principais setores da feira, realizada em Não-Me-Toque.


Na terça-feira (17/10), representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) estiveram na sede da Cotrijal para alinhamentos sobre a estrutura e participação dos produtores que querem expor seus produtos na feira.


“Neste primeiro encontro definimos os próximos passos referente a organização do pavilhão para a feira de 2024. Foi uma oportunidade para ouvirmos as sugestões da Fetag-RS e fortalecermos nosso relacionamento com as entidades, afinal nosso objetivo é trabalhar em conjunto para melhorar a experiência do produtor que participa como expositor e do público”, explica o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. A Expodireto Cotrijal será realizada de 04 a 08 de março de 2024.


Participaram da reunião: o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; o superintendente de produção vegetal da Cotrijal, Gelson Melo de Lima; o gerente de marketing da Cotrijal, Benisio Rodrigues; o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti; o assessor de política agrícola e agroindústrias da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli; e o coordenador da regional sindical Alto Jacuí da Fetag-RS e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schereiner.


Sucesso em 2023


Na edição da Expodireto Cotrijal realizada neste ano, o pavilhão da agricultura familiar contou com 220 empreendimentos, entre agroindústrias (75%), com grande diversidade de produtos coloniais, como queijos, vinhos, salames, cucas, biscoitos, mel e geleias, e produtores (25%) que comercializaram artesanato, mudas e flores oriundos de todo o Rio Grande do Sul.


O setor da feira é um dos mais visitados na feira, registrando a movimentação de R$ 2,5 milhões em 2023, um crescimento de 52% quando comparado a 2022 (R$ 1,7 milhão).


Inscrições para 2024


O prazo para inscrição dos produtores que querem participar como expositores no pavilhão em 2024 ainda está sendo definido. Quando estiver pronto, o edital será divulgado pelas entidades que realizam a seleção dos participantes.


O pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto é organizado pela Cotrijal, Fetag-RS, Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Rio Grande do Sul.



Compartilhar: