Expodireto - Notícias - SEMA lança Consulta Pública sobre minuta que aborda processos de irrigação

SEMA lança Consulta Pública sobre minuta que aborda processos de irrigação

SEMA lança Consulta Pública sobre minuta que aborda processos de irrigação
Consulta Pública lançada na feira ficará aberta por 30 dias
04/03/2024 edição 2024

A comunidade gaúcha poderá, a partir desta terça-feira, 5 de março, participar da consulta pública referente à Minuta de Resolução (323/2016) que estabelece os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos Empreendimentos de Irrigação no Estado. A consulta pública foi lançada na tarde desta segunda-feira, 4 de março, durante a realização de um debate promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) na Expodireto Cotrijal 2024.

No evento foi apresentada a minuta com pontos que foram revistos da Resolução 323/2016 e que estão sendo colocados para a discussão e sugestões dos interessados em participar do processo. “Aproveitamos esse público qualificado que visita a Expodireto Cotrijal para demonstrar, principalmente, o que trouxemos de inovação e desburocratização nesta resolução. Buscamos, também, ouvir a população e chamar para participar dessa revisão através da consulta pública”, destacou a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

A secretária explica que entre os pontos principais da minuta está uma mudança de olhar sobre o que se licencia. “Nós entendemos que o licenciamento deve ser direcionado para o que é de impacto ambiental que, na maior parte desses trabalhos de irrigação, está no reservatório. Então essa minuta, entre outras coisas, traz um olhar que isenta o licenciamento de equipamentos, que é uma reclamação recorrente há muito tempo”.

Marjorie ressaltou, ainda, que as revisões na minuta refletem uma proposta de desburocratização e de avanço, uma vez que também contemplam a qualificação dos processos, o foco nos reservatórios, a redução das fases de licenças e a atualização das exigências, com vistas a maior segurança jurídica, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

A consulta ficará aberta por 30 dias corridos, a partir desta terça-feira, 5 de março, e será disponibilizada no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (www.sema.rs.gov.br). O envio das sugestões e considerações deverá ser realizado por meio do preenchimento de um formulário disponível no endereço eletrônico.

Por Simone Ramos | Para Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal



Compartilhar: