Expodireto - Notícias - Inteligência artificial invade o primeiro dia de Arena Agrodigital

Inteligência artificial invade o primeiro dia de Arena Agrodigital

Inteligência artificial invade o primeiro dia de Arena Agrodigital
Cristiano Kruel é chefe de inovação da StartSe
04/03/2024 edição 2024

Cristiano Kruel da StartSe foi o primeiro palestrante do espaço high-tech da Expodireto Cotrijal 2024


Na tarde de segunda-feira (4), a Arena Agrodigital da Expodireto Cotrijal recebeu Cristiano Kruel, CIO da StartSe, para a palestra de abertura do palco 360º. Com o tema "O Agro do Amanhã", Kruel destacou a importância da tecnologia, especialmente da inteligência artificial, no futuro do agronegócio.


A plateia, composta por cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores e colaboradores de empresas do setor, prestigiou atentamente a apresentação que trouxe insights valiosos sobre como a adoção de tecnologias disruptivas pode revolucionar a agricultura.


“Para a maioria das pessoas a inteligência artificial parece uma criatura, um bicho. Mas não, a IA é um conjunto de ferramentas novas que tem esses comportamentos que as vezes assuntam a gente pela rapidez e capacidade de gerar informação. Precisamos entender que a IA, no agronegócio, me possibilita conectar os dados, por exemplo, de todos os talhões, de produtividade e de manejos. E ela consegue processar tudo isso de uma maneira muito diferente, recomendando probabilidades como se fosse um mega consultor. Isso talvez seria o nome enigmático de inteligência artificial. Ou seja, é a capacidade de dar razão para esses dados. Até parece algo mágico, mas, na verdade, é mais tecnologia”, explica Kruel.


Em sua palestra, o chefe de inovação da StartSe ressaltou que a integração de sistemas inteligentes, baseados em IA, pode otimizar processos, aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo. Ele enfatizou que o uso estratégico dessas ferramentas pode auxiliar os agricultores a tomarem decisões mais precisas e assertivas, levando em consideração uma série de variáveis que impactam diretamente na produção agrícola.


“A inteligência artificial tem o potencial de transformar completamente o cenário do agronegócio. Ao analisar grandes volumes de dados, podemos identificar padrões, prever tendências e implementar estratégias mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Por exemplo, ao invés de aplicar defensivos em toda uma área, com IA é possível localizar os pontos que necessitam de aplicação e fazer manejos localizados. É economia para o produtor, assertividade para a produção e menos defensivos no meio ambiente”, destacou Kruel durante sua apresentação.


O palestrante ainda reforçou que o agronegócio não é conservador e tradicional como muitos imaginam. Para ele o agro é uma das atividades mais ousadas e que mais incorporam e aplicam tecnologia no dia a dia. Ele acredita que com o tempo esses pré conceitos serão superados e que o agronegócio brasileiro será em breve uma das indústrias que mais exportará tecnologia para o mundo.


A vinda de Cristiano Kruel à Expodireto Cotrijal foi promovida por uma parceria entre Cotrijal e o Sistema Ocergs, evidenciando o compromisso das instituições em promover o acesso a conhecimentos para os profissionais do agronegócio e integrantes de cooperativas. Essa foi a primeira palestra de uma série de eventos e atividades que serão realizadas ao longo da Expodireto Cotrijal, reforçando o papel fundamental da inovação e da tecnologia como pilares para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.


Por Laura Coutinho | Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal


Galeria de fotos


Compartilhar: