Expodireto - Notícias - Setor da Produção Animal apresenta tecnologias para mitigar efeitos das ondas de calor

Setor da Produção Animal apresenta tecnologias para mitigar efeitos das ondas de calor

Setor da Produção Animal apresenta tecnologias para mitigar efeitos das ondas de calor
Público pode conferir as tecnologias utilizadas para melhorar os ambientes dos bovinos durante as ondas de calor | Foto: Divulgação Expodireto Cotrijal
13/03/2025

Pecuaristas que visitam o setor da Produção Animal, na 25ª Expodireto Cotrijal, encontram tecnologias que podem mitigar os efeitos das ondas de calor sobre os animais, condição que impacta negativamente a atividade leiteira. Os bovinos expostos ao público no local contam, por exemplo, com ventiladores, controle da temperatura ambiente, alimentação adequada e amplo acesso à água para beber.


Conforme o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Eduardo Bosse, o intuito é mostrar para o produtor que existem possibilidades nas áreas de automação e robótica com foco em problemas reais do produtor, que precisam lidar - ao mesmo tempo - com uma menor quantidade de mão de obra e constantes ondas de calor.


"Temos demonstrado aqui no parque artifícios como aspersão e ventilação, que tentam diminuir as perdas durante os dias de forte calor. A nossa equipe de veterinários presente possui conhecimento na área e está disponível para orientar nossos associados e clientes com as melhores práticas desse segmento", explica Bosse.


A médica veterinária Janine Surkamp, do setor de Sanidade da Cotrijal, relata que a frequência e a intensidade das ondas de calor vem afetando significativamente a pecuária leiteira no Rio Grande do Sul. Essas condições extremas impõem desafios à produção e à reprodução dos rebanhos, exigindo a adoção de medidas adaptativas por parte dos produtores.


“O produtor vai ter que se adaptar a essa nova realidade, buscando alternativas para minimizar os efeitos do estresse térmico causado pelas altas temperaturas, sendo uma das principais, a redução da ingestão de matéria seca e, consequentemente, a diminuição da produção de leite. O uso de ventiladores aspersores não é apenas uma alternativa, seu uso está sendo obrigatório nas propriedades que querem reduzir o máximo possível os impactos negativos do calor extremo”, explica Janine.


A especialista destaca que os sistemas de ventilação e aspersão são distintos e devem ser implementados de forma complementar, levando em consideração as necessidades específicas de cada propriedade. A escolha e a instalação desses equipamentos devem considerar fatores como as dimensões da área a ser ventilada e as características do ambiente.


“Para garantir a eficácia do sistema e o conforto térmico dos animais, é fundamental contar com o acompanhamento de profissionais especializados que possam avaliar e mensurar as necessidades específicas de cada propriedade”, explica Janine.


Saúde pública

A feira também destaca-se pelo compromisso com a saúde pública e o bem-estar animal, implementando processos de seleção e inspeção dos animais em exposição. Todos os bovinos participantes passam por avaliações detalhadas para garantir que estejam livres de doenças e ferimentos. Além disso, são submetidos a testes para brucelose e tuberculose, garantindo a saúde dos animais e a segurança dos visitantes.


“Neste ano, a maioria desses animais é proveniente de propriedades que já são certificadas como livres dessas duas zoonoses, reforçando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar animal”, afirma Janine.


Por Maiquel Rosauro | Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal






Compartilhar: