Agricultura de precisão é foco no Parque da Expodireto

Agricultura de precisão é foco no Parque da Expodireto
25/09/2013 noticias
Começou na manhã desta terça-feira, e se estende até quinta (26/9), o II Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, o Apsul América.

Realizado no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o evento reúne empresas de máquinas e equipamentos agrícolas e terá debates importantes envolvendo o tema agricultura de precisão. Nos três dias, pesquisadores conceituados do Brasil e da Argentina vão falar das novidades tecnológicas e dos desafios futuros na área de agricultura de precisão. A programação prevê, além de painéis e palestras, oito oficinas. Também serão realizados eventos paralelos, como visitas a indústrias do município e ao local onde se desenvolve o Projeto Aquarius. E na Praça de Alimentação do Parque, cerca de 80 trabalhos estão em exposição. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou na abertura do Apsul que muitos avanços ocorreram nos últimos anos na agricultura e muitos deles graças às novas tecnologias de precisão. Ele lembrou que a Cotrijal iniciou em 2005 sua parceria no Projeto Aquarius e desde então vem procurando oferecer ao seu produtor informações e tecnologias de precisão, ampliando os investimentos a cada ano nesse segmento. "Certamente aqui, durante o Apsul, muitas novidades serão apresentadas e para nós, da Cotrijal, é uma satisfação sediar esse evento", afirmou. Também manifestaram seu otimismo em relação ao evento, destacando a importância na transferência de tecnologia e conhecimento da área de pesquisa e da indústria, o presidente do Apsul América e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus Van Lieshout, o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, representando a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, e o diretor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Valmir Aita.

A promoção do Apsul América é da prefeitura de Não-Me-Toque, em parceria com o Sindicato Rural, o Sistema Farsul, a Universidade Federal de Santa Maria e a Cotrijal. O acesso ao público no parque é gratuito, tanto nas exposições e dinâmicas de máquinas agrícolas, quanto nas palestras e painéis. Apenas para participar das oficinas é preciso inscrição antecipada. A primeira edição do evento, realizada no ano de 2011, contou com a participação de 25 empresas ligadas a agricultura de precisão e teve em sua programação a apresentação de trabalhos científicos, palestras, painéis e oficinas, com a presença de profissionais do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), do Paraguai e Argentina. O público envolvido foi de aproximadamente 7 mil pessoas.


Compartilhar:
Todos os Direitos Reservados © 2019
Desenvolvido por: BRSIS