Expodireto - Notícias - Autoridades reiteram admiração pela Expodireto Cotrijal

Autoridades reiteram admiração pela Expodireto Cotrijal

Autoridades reiteram admiração pela Expodireto Cotrijal
10/03/2014 noticias
O ato de recepção as autoridades da Expodireto Cotrijal 2014 lotou o Auditório Central de autoridades e lideranças, na manhã de segunda-feira.

Durante os pronunciamentos foram exaltadas as virtudes da feira, um exemplo em organização e um dos principais eventos internacionais do agronegócio. Milhares de pessoas, entre visitantes e expositores, circulavam desde cedo no Parque da Expodireto Cotrijal, antevendo a grande movimentação dos próximos dias. Dentre as autoridades presentes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressaltou a importância da feira como uma oportunidade ao produtor rural de conhecer as inovações tecnológicas e, desta forma, aplicar estes avanços da melhor maneira possível, gerando maior produtividade. "É uma feira nacional e internacional, que permite ao produtor o acesso à tecnologia, incrementando tanto a produtividade quanto a renda. A Expodireto Cotrijal movimenta toda a cadeia produtiva do setor agrícola e, em um ano em que a agricultura tem uma ótima perspectiva, devemos novamente bater o recorde de safra. Isto cria um ambiente favorável à indústria, comércio, serviços, enfim, a todos os segmentos", declarou. Ainda segundo o ministro, a agricultura familiar cada vez se consolida mais como um fator que auxilia no impulso à economia nacional. "A agricultura familiar teve um crescimento significativo nos últimos anos, o que se deve aos esforços dos agricultores e também às políticas públicas que o governo vem desenvolvendo", afirmou.

Para o deputado Gilmar Sossella, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, as inovações tecnológicas apresentadas na feira são de grande importância para o desenvolvimento da agricultura e têm impacto significativo na questão econômica. "A Expodireto Cotrijal é uma verdadeira vitrine. Todo esse conhecimento tecnológico e científico que se apresenta aqui nos deixa muito honrados. É uma pena que nossos agricultores muitas vezes enfrentem um problema com a questão de energia, mas nós já estamos debatendo esta questão, já que o agricultor não consegue aumentar a sua capacidade de energia", afirmou. O governador Tarso Genro também participou do ato oficial e fez coro aos elogios à organização e volume de negócios registrados nas edições anteriores da Expodireto Cotrijal. "A Cotrijal e o Nei Mânica já entraram para a História. É a base de uma cadeia produtiva pujante, e invejável para o restante do País e hoje é uma referência mundial. Este evento é grande porque articula o pequeno, o médio e o grande produtor, as cooperativas, as empresas de máquinas agrícolas. Isto é uma espécie de amálgama da cadeia produtiva do Estado. É por isto que funciona", disse. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, declarou em seu pronunciamento durante o ato oficial que a Expodireto Cotrijal já não pertence mais apenas ao município de Não-Me-Toque e aos associados, mas, sim, ao Estado e ao País, sem esquecer da admiração que a feira desperta também em expositores e visitantes estrangeiros. "Esperamos que esta exposição venha a fortalecer ainda mais aquilo que apregoamos como foco da Expodireto Cotrijal, que são a inovação, a tecnologia e o contato de negócios. Podemos dizer que ela é um divisor de águas para o Rio Grande do Sul e para o agronegócio. Sejam todos bem-vindos e que tenhamos uma brilhante exposição em 2014", disse, ao encerrar o pronunciamento.


Compartilhar: