Expodireto - Notícias - Carlos Sperotto é homenageado com o Troféu Semente de Ouro

Carlos Sperotto é homenageado com o Troféu Semente de Ouro

Carlos Sperotto é homenageado com o Troféu Semente de Ouro
05/03/2018 edicao-2018 noticias

Homenagem póstuma contou com presença de esposa e filhos


Ao final da tarde do primeiro dia da Expodireto 2018 foi realizada a entrega do 14 Troféu Semente de Ouro, um reconhecimento aos produtores e personalidades que dedicaram sua vida ao agronegócio gaúcho e brasileiro. Neste ano, o prêmio teve como homenageado o médico veterinário, produtor de grãos e ovinos Carlos Rivaci Sperotto, falecido em dezembro de 2017, aos 79 anos.

Natural de Palmeira das Missões (RS) e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) durante muitos anos, Sperotto era conhecido pelo seu engajamento no setor rural e acumulava a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae/RS) e era também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Considerado incansável na defesa dos produtores rurais, Sperotto contribuiu para fortalecer o agronegócio gaúcho e brasileiro ao longo da vida e, em especial, durante seu período como dirigente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, que presidiu desde 1997 até seu falecimento.

A cerimônia de entrega do Troféu Semente de Ouro foi carregada de emoção. Ao lembrar da trajetória de Sperotto e do seu legado para o agronegócio, não somente o filho Carlos Eduardo como todos que compuseram a mesa de homenagens se emocionaram ao falar do eterno presidente da Famurs. ?O que fica é a satisfação do legado que ele deixou: ético, de perseverança, garra e a pessoa visionária, bastante comprometida com a proposta que ele era. É uma satisfação muito grande e um privilégio ter feito parte desta família?, com os olhos marejados declarou o filho.

Reconhecimento ao trabalho


O troféu foi recebido pela esposa de Sperotto, Mariana Sperotto, das mãos da presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Marina Trennepohl, que ressaltou que o prêmio é uma representação simbólica do reconhecimento ao trabalho, ao incentivo e a doação do produtor à agricultura. ?Nós sabemos que a agricultura é muito mais que trabalhar com a terra, é dom de transformar a semente em alimento que gera prosperidade, progresso e desenvolvimento. Homenageá-lo hoje é uma maneira de dizer muito obrigada. É enaltecer o sonho que se transformou em trabalho, por vezes luta?, declarou a vereadora ao lamentar sua partida.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que Carlos Sperotto trabalhou de forma incansável para melhorar as condições de trabalho do homem do campo e que esta homenagem é o reconhecimento ao seu trabalho e sua trajetória. ?Eu tinha um grande carinho pelo Sperotto, ao qual eu me referia como ?meu líder?. E líder não se cria, não se fabrica, nasce com a liderança. Essa liderança dificilmente será superada: Sperotto fez muito pelo nosso produtor?, encerrou.

SEMENTE DE OURO
O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal n 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em 13 edições, já foram homenageados: presidente da Cotrijal Nei César Mânica ? 2005; diretora da Revista Plantio Direto, Juliana Borges ? 2006; governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto ? 2007; Emater/RS-Ascar ? 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues ? 2009; governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius ? 2010; senadora Ana Amélia Lemos ? 2011; ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra ? 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates ? 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto ? 2014; Stara ? 2015; ex-ministro dos Transportes e organizador do Fórum Nacional do Milho, Odacir Klein ? 2016; e sócio-fundador da Brasoja, Antônio Sartori ? 2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal


Galeria de fotos


Compartilhar: