20 anos de histórias compartilhadas

20 anos de histórias compartilhadas
29/01/2019 edição 2019

Transformando vidas, modelos de negócios, inspirando pessoas e mudando a trajetória de uma região. Há duas décadas a Expodireto Cotrijal se tornou um propulsor, fazendo história no agronegócio brasileiro e internacional. Entre os dias 11 e 15 de março de 2019, estes 20 anos serão brindados pelos seus protagonistas.


Jardel Henn tem no sangue a paixão pela terra e a convicção de que a agricultura é uma missão de vida. Só neste ponto, o jovem estudante de Agronomia já teria uma forte ligação com a Expodireto, mas as coincidências não param por aí. O associado da Cotrijal comemora no dia 14 de março de 2019 seus 20 anos.

E não é só de Jardel que parte esta devoção. Toda Família Henn, de Tapera, tem um carinho especial pela Expodireto Cotriijal, uma ligação que rendeu momentos felizes desde a infância de Jardel e do irmão Cristhian (prestes a completar 19 anos), que também cursa Agronomia.

Jardel Henn está completando 20 anos no dia 14 de março, junto com a Expodireto Cotrijal. Ele e o irmão Crinthian compartilham as recordações de crescer subindo nas máquinas do parque, em Não-Me-Toque








O patriarca Leonísio participou da mostra desde a primeira edição, aproveitando para buscar informações e fazer bons negócios, e só falhou um ano porque precisou passar por cirurgia. A esposa, Júlia Cristina, não pôde prestigiar a Expodireto Cotrijal número um, por estar com as crianças pequenas em casa. Mas não poupou as perguntas ao marido. Para eles, tanto a cooperativa como a Expodireto influenciaram positivamente na formação da personalidade dos filhos, despertando para a sucessão familiar rural – convicção que Jardel e Cristhian carregam.

A história da Expodireto Cotrijal se funde com os momentos marcantes dos Henn de Tapera. O crescimento dos filhos é sempre brindado durante a feira, uma programação em família há 20 anos








"Me orgulho em fazer parte desta história de 20 anos da Expodireto. Eu comecei a ver aquele mar de máquinas do ângulo da garupa do meu pai. Depois observei a agricultura evoluindo, a produtividade crescendo pela vitrine que a feira representa. Com certeza eu e Cotrijal temos muito a comemorar", enfatiza Jardel.

Ele responde a pergunta 'o que você espera ver quando você e a Expodireto estiverem completando 40 anos?' com brilho no olhar: "espero ver uma tecnologia sem precedentes no campo, a feira sólida e uma vida feliz e próspera para todos os produtores rurais".


A maior feira de todos os tempos

O clima de otimismo da família Henn para a edição histórica da Expodireto Cotrijal é compartilhado pela direção da Cotrijal. O presidente Nei César Mânica lembra que é um momento a ser celebrado. "Em apenas 20 anos, somos uma feira jovem e mesmo assim ganhamos notoriedade nacional e visitantes de mais de 70 países a cada edição. Tenho certeza que esta será a maior Expodireto já vista", afirma.

Para ele, com os novos governos tomando posse (estadual e federal), a feira de 2019 é uma oportunidade para reivindicar melhorias para o setor.

"O público verá muita inovação e tecnologia dos cerca de 530 expositores, que trarão o melhor em soluções e serviços para a agricultura e pecuária, trazendo as novidades da pesquisa e também para a agricultura familiar", completa o vice, Enio Schroeder.

O lançamento oficial da 20ª edição da Expodireto Cotrijal será no dia 11 de fevereiro, em Porto Alegre, com a presença de autoridades.

Um parque ampliado e melhorado – Melhorias já estão em andamento para receber os visitantes e expositores em Não-Me-Toque. Uma nova área foi adquirida, ampliando o parque, que hoje totaliza 98 hectares, oportunizando mais espaço e melhorias na área de estacionamento.

Além disso, a área de Produção Animal da Cotrijal passará a funcionar em prédio fixo, a ser construído ao lado do Auditório da Produção, garantindo maior comodidade e facilitando o atendimento aos visitantes.

Já o Auditório da Produção está sendo reformado para receber 92 pessoas. Outros prédios do parque também estão recebendo melhorias, inclusive os banheiros. Na área de Máquinas e Equipamentos, será dobrada a capacidade do banheiro. Também está em construção o prédio fixo do Grupo Record.

Fórum da soja chega a sua 30ª edição – Os fóruns, audiências e debates que acontecem nos cinco dias da feira têm um papel fundamental para o setor, definindo políticas para o agronegócio. Em 2019, o Fórum Nacional da Soja (evento é um dos destaques da feira todos os anos) chega a sua 30ª edição.

Também está confirmada a realização do 15º Fórum Estadual do Leite, do 11º Fórum Nacional do Milho, do 12º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, do 4º Fórum Solos e Água, Troféu Semente de Ouro, Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal/Bayer, Fórum Internacional Jovem Cooperativista, Fórum da Cultura do Trigo, Fórum Soja Brasil e Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado.

Previsão de crescimento nas vendas de máquinas – Bons ventos estão por vir para o setor de máquinas nesta edição da Expodireto. É o que mostra o balanço realizado pela Anfavea – associação que reúne as montadoras instaladas no Brasil. Segundo a entidade, a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias cresceu 12,7% em 2018 e somou 47,7 mil unidades. E a previsão é que em 2019 esse número deva crescer 10,9%. Ou seja, se o ritmo se confirmar, serão 53 mil unidades vendidas.

Além disso, a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou que a forte demanda por crédito rural para a compra de máquinas agrícolas observada desde a entrada em vigor do Plano Safra 2018/19, em julho, levou as empresas do segmento a pedirem ao governo um reforço no orçamento do Moderfrota – principal linha de financiamento de tratores e colheitadeiras do país, alimentada com recursos do BNDES. Foram inicialmente reservados para a linha R$ 8,9 bilhões, para serem desembolsados até 30 de junho, quando termina o ano-safra, mas a indústria calcula que serão necessários pelo menos mais R$ 3 bilhões para que o fluxo de vendas não seja prejudicado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal


Compartilhar:

Patrocinadores Ouro:

Bando do Brasil
Sescoop
Bradesco

Patrocinadores Prata:

Banrisul
Syngenta

Patrocinadores Bronze:

Intacta
Yara
Todos os Direitos Reservados © 2019
Desenvolvido por: BRSIS