Expodireto - Notícias - Ideas for Milk está presente na Expodireto

Ideas for Milk está presente na Expodireto

Ideas for Milk está presente na Expodireto
Cinco startups finalistas do Ideas for Milk presentes no Pavilhão 7
06/03/2020

A Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora-MG, criou em 2016 o Ideas for Milk, única experiência no agronegócio que reúne produtor, indústria e diferentes áreas de conhecimento, como Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia da Informação. No evento, os jovens são estimulados a gerar soluções junto com a Embrapa e universidades, o que incentiva a criação de startups. Cinco dessas jovens empresas finalistas do Ideas for Milk estão na Expodireto Cotrijal.

Bionexus, Volutech, Intergado, Z2S Sistemas Automáticos e Zeit apresentam suas criações no Pavilhão 7 da Expodireto. O espaço de inovação é organizado pela Embrapa, CCGL e Cotrijal.

 Sávio Cruz apresenta equipamento para monitoramento de leite da Volutech

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o acadêmico do Medicina Veternária Sávio Cruz, 20 anos, apresenta a tecnologia desenvolvida pela Volutech, startup de Viçosa/MG. A empresa desenvolveu um equipamento que pode ser instalado em qualquer tanque de leite comercializado no mercado para o monitoramento de todos os parâmetros e funcionalidades do leite, como volume, temperatura, desnível e desempenho do sistema de refrigeração. O monitoramento é feito 24 horas por dia.

"Estamos buscando parcerias e, dentro de seis meses, já pretendemos entrar no mercado efetivamente. Estamos finalizando nossos testes e este contato com as demais startups e empresas é muito interessante para consolidar um modelo de negócio", explica Cruz.

Quem também está presente na Expodireto é a Cowmed, que surgiu há 10 anos na Incubadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também se destacando no Ideas for Milk. Hoje, é a maior empresa de monitoramento do gado leiteito do Brasil.

Vaca é monitorada com colar da Cowmed na Expodireto

"A Cowmed, através de inteligência articial com colares de monitoramento das vacas, dá alerta de cios, saúde e nutrição. Com isso, aumenta a taxa serviço e prenhez e diminui a taxa de descarte. Por consequência, se aumenta a quantidade de animais em lactação e animais prenhes. Só precisamos de duas coisas: internet na fazenda e a vontade do produtor em querer melhorar", explica o gerente comercial Fernando Morais.

A Cowmed fechou uma parceria com a Cotrijal, há um ano, e hoje monitora 1,5 mil vacas de associados. A cooperativa e a startup já decidiram renovar a parceria, para ampliar o número de animais monitorados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal



Compartilhar: