Inovação e sucessão familiar em pauta na Expodireto

/, Edição 2018, Notícias/Inovação e sucessão familiar em pauta na Expodireto

Inovação e sucessão familiar em pauta na Expodireto

Fórum Internacional do Jovem Cooperativista aconteceu nesta sexta-feira

Em sua 7ª edição, o Fórum Internacional do Jovem Cooperativista aconteceu nesta sexta-feira, 9, último dia da Expodireto Cotrijal 2018. A atividade reuniu jovens filhos de produtores e busca fomentar o seu interesse pela sucessão e por ferramentas que visam a prosperidade no campo. Também participaram da programação alguns pais.

Com a palestra “Inovação: uma espiada no futuro” o escritor e comunicador Marcos Piangers arrancou gargalhadas da plateia ao tratar de maneira descontraída sobre o futuro e como se chegará até ele. Para Piangers, um dos perigos da modernidade é a ideia de que só se é feliz após o distanciamento dos pais, da família. Ele defende que as pessoas são felizes quando passam mais tempo com quem amam e que a sucessão familiar de uma propriedade acaba por ser a manutenção dos laços de amor da família.

“Eu sempre fico emocionado quando eu vejo pais e filhos juntos nas palestras, nas empresas, famílias com os filhos todos ao redor… Eles conseguiram achar meios de ficar juntos levando isso para a vida profissional. Os filhos mais para frente cuidarão do que os pais começaram a construir, quem sabe expandindo e construindo coisas mais interessantes. É isso que deixa as pessoas mais felizes”, afirma o palestrante.

Ele encerrou a palestra destacando que a tecnologia é importante, mas não substitui o ser humano. “Temos que trabalhar o lado humano, junto à tecnologia, mas elaborar, trabalhar e investir no nosso lado humano, o lado que diferencia da máquina”.

Incentivo aos jovens

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância da participação ativa dos jovens na propriedade, especialmente no que diz respeito à sucessão familiar. Ele pontua que o jovem deve se inteirar sobre os desafios da propriedade e buscar recursos e maneiras de desenvolver o seu trabalho. Mânica ressaltou que a Cotrijal desenvolve trabalhos com muita dedicação e comprometimento com os jovens que buscam uma nova visão do agronegócio.

Janesca Martins Pinto, diretora-presidente do Grupo Diário da Manhã, agradeceu a presença dos jovens e lembrou que o Fórum só foi possível graças à parceria com a Cotrijal. “Essa parceria que tornou o projeto viável é a mesma parceria que se dá entre pai e filho dentro da propriedade rural. De nada adianta um ter a ideia e os demais não organizarem o todo para que a coisa realmente aconteça”, disse. Ela destacou ainda que os jovens devem buscar a inovação, a tecnologia e o conhecimento.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, seguiu a linha de Marcos Piangers, e declarou acreditar que o cooperativismo tem muito a crescer e que as pessoas precisam conhecer melhor esse sistema de produção, que é mais lógico, mais humano e mais alinhado com as expectativas do futuro. “Para os jovens presentes eu trago três palavras: ficar, profissionalizar e cooperativar. Nós temos a terra para cultivar, então vamos ficar na propriedade rural. Fazendo cursos como os oferecidos pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o jovem pode se profissionalizar e crescer com perfeição”, disse.

Perius lembrou que já com 16 anos o jovem pode ser sócio da cooperativa, pois assim vai ter toda a assistência técnica, garantia da produção, comercialização e armazenagem da produção. “Assim vocês darão continuidade a esse processo cooperativo. O cooperativismo transforma o mundo e as relações”, reforçou.

Tecnologia no agronegócio

Após a palestra de Piangers os jovens acompanharam o talk show “Tecnologia e Startups no Agronegócio”, com o gestor de projetos do agronegócio do Sebrae/RS, Thales da Rocha Flores. Foram apresentados cases das empresas Optim, Z2S e Montagner sobre a implementação de tecnologia no agronegócio e o que essa parceria entre rural e digital significa.

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

 

2018-03-12T10:44:06+00:00 9/março/2018|Áudios, Edição 2018, Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário

X